Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Profundeza de um Pires

Deixe um comentário
Profundeza de um Pires

Queridos leitores, que vocês estejam bem. Hoje vamos falar de um importante tema, que é o Facebook e a sua influência na transformação dos hábitos e costumes da nossa sociedade. Hoje quero refletir sobre dois aspectos: a qualidade dessas informações e o resultado delas. Vamos a qualidade primeiro.

Não é incomum vermos a foto do café da manhã, da visita, do bolo do café da tarde, do happy hour, da palestra, do seminário. Já vi foto do sorvete que a pessoa estava tomando, do champanhe que brindava o aniversário. Às vezes não tem foto, é verdade. Aqui, geralmente, é um desabafo, uma crítica à mulher que deu em cima do namorado, ao homem que decepcionou a namorada. Isso quando não é “estou com dor de cabeça”, “e o sono que não vem”, “bom dia”, “boa noite”, tem até o “fui”.

Exposto isso, vale a pena refletir sobre a qualidade e a intensidade dessas informações. Além da qualidade, a profundidade e a importância social. O que importará saber que fulano ou fulana estão no banheiro? Daqui a pouco vão escrever o que vão fazer ali, embora muitos já dizem: “Banho”.

Além da qualidade, agora vale a pena refletir, mesmo que an passant, sobre o resultado dessas informações. Ouvi recentemente duas mulheres conversando sobre uma terceira: - Acho que fulana se separou, disse uma. Ao que a outra respondeu: - Sério? Por quê? –Porque não tem mais nenhuma foto dos dois juntos no Facebook tem uma semana. Vejam o significado que é a conclusão!

Fofoca eletrônica. Isso que podemos concluir. A imagem de duas pessoas na cerca, cada uma em seu quintal, falando de uma outra vizinha vai se transformar. Agora é olhando o Facebook, bisbilhotando seus perfis, pesquisando nas fotos e pronto!

Não se trata aqui de uma crítica, mas uma pura constatação nestes dias modernos de internet onde não só os hábitos e costumes estão se transformando, mas também os relacionamentos.
Interessante, já concluindo, é a “profundidade de pires” que muitos diálogos e informações deste tipo de post trazem a si, ao outro, à comunidade e à humanidade.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre a qualidade e a profundidade de boa parte dos posts que encontramos no facebook?

Beto Colombo

Voltar para Café com Mistura

2 Comentários para "Profundeza de um Pires"

  • Jô Lopes - 26/11/2012

    Bom dia, Beto querido! Senti a tua ausência no ENFIC...
    É Beto conheço algumas pessoas,que aparentemente não gostavam de se comunicar e mudaram seus hábitos com o uso do facebook.Algumas delas,encontraram parentes que nem conheciam e hoje estão ligados no bate-papos.Mas,eu ainda não tenho encontrado motivação especial para o uso do citado meio de comunicação.
    Abraços....Jô

  • ELISEU A OLIVEIRA - 26/11/2012

    Realmente a sociedade moderna e a tecnologia passaram e estão passando ainda por uma mudança frenética, deixando para trás coisas boas e úteis e trazendo um relacionamento virtual impiedoso, inventando palavras, códigos, siglas e pior, se mostrando ao mundo mais do que nos relacionamentos pessoais, não entendendo que o virtual é um registro, uma "foto" que pode ser copiada, comentada, curtida, compartilhada e alterada e trazer grandes prejuizos....

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...