Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Quantos Anos Você Tem?

Deixe um comentário
Quantos Anos Você Tem?

Queridos leitores, eu nasci em 1963, logo tenho 48 anos. Essa é minha idade cronológica.

Se você me perguntar: e racionalmente quantos anos você tem? Não sei, seria a melhor resposta.

Não podemos nos enganar e achar que nossa idade depende só do dinamismo físico, ignorando nosso intelecto. Algumas pessoas quando têm razão atropelam as outras, passam em cima, estraçalham emocionalmente o outro, nesse caso qual seria a sua idade? Já vi motorista bater de frente por estar com a razão, estar na sua preferencial.

E se a pergunta for: e emocionalmente quantos anos você tem? Conheço filhos e filhas que são conselheiros de seus pais para assuntos amorosos, e olha que eles não passaram dos 25 anos.

E se eu perguntar ainda sobre a idade de seus pré-juízos, ou seja, verdades de coisas que não vivemos ou não podemos provar, porém são nossas verdades? Qual idade você diria que tem? Ah! A avó de minha mãe já dizia “homem nenhum presta e eu acredito e sempre vou acreditar nisso” ou seja, no tópico pré-juízos essa pessoa já tem mais de 150 anos de idade.

Alguns homens e algumas mulheres bem sucedidos em suas carreiras profissionais têm seus raciocínios bem estruturados, mas emocionalmente não passam de uma criança de 12 anos. Isso vale também para o raciocínio e para os pré-juízos e vice-versa, entre outros tópicos.

A boa notícia é que não há nada de errado ter idades diferentes em cada tópico e às vezes é isso que dá o molho numa relação, como na música de Bob Dilam, Just Like a Woman (Como uma Mulher). A música fala que ela faz amor como uma mulher, mas se despedaça como uma garotinha e é isso que ele mais gosta nela, é o que mantém aquela misteriosa relação. 

A idade que temos em cada um dos tópicos é decorrência de uma história de vida e tem uma função dentro dela.

Se isso não está atrapalhando nossas relações não há necessidade de mexer. Agora, se estiver em choque e se for do desejo do partilhante trabalhar essa questão para ajudá-lo a se transformar em um melhor marido, melhor esposa, melhor profissional, então procure ajuda, há profissionais preparados para isso. Minha dica nesse caso é para não forçar a situação, isso pode causar feridas profundas.

Na literatura temos alguns escritores que viam o mundo com olhos de crianças de 10, 12 anos. Monteiro Lobato, Cecília Meireles e muitos outros escritores, e nem por isso deixaram de ter seu espaço no planeta. Pelo contrário, foi exatamente isso que os transformou em grandes escritores.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, quantos anos tem?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 13/09/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 14/09/2011

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...