Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Quem é Animal?

Deixe um comentário
Quem é Animal?

Querido leitor, paz. Em nosso artigo de hoje vamos refletir sobre quem é animal.

Há tempo tenho acompanhado nos meios de comunicação verdadeiras lições de vida repassadas singelamente não por seres humanos, mas por animais. Acompanho nos canais televisivos abertos e fechados, revistas, jornais e até nas redes sociais, momentos já tão comuns em nosso cotidiano, mas ainda incomuns aos olhos da grande mídia.

Falo, por exemplo, da cadelinha que amamentou um filhote de gato, na Espanha. Um sapo que deu carona para um rato, na Índia. Da macaca que abraçou um cachorro em Bangladesch, ou até mesmo da gata que tomou conta de três filhotinhos de uma cadela na Galícia, Espanha.

Os exemplos não faltam. Poderia me ater aquele pássaro que ficou desnorteado ao ver outro pássaro imóvel, morto em uma praça no Japão. Ele pulava de galho em galho e abria o bico inicialmente meio que querendo o ver despertar, depois numa súplica aos transeuntes. Uma das pessoas que passava na movimentada rua observou a situação e retirou o pássaro morto e o colocou em um canteiro. Ato contínuo, o pássaro amigo e todos do bando voaram em revoada afastando-se do local.

Mas, sem dúvida, o exemplo emblemático é o do cachorrinho que, ao lado de outro cachorrinho atropelado e morto, ficou ali, durante horas, investindo contra as pessoas que tentavam se aproximar. Aparentemente incrédulo, o cachorrinho tentava acordar, em vão, o outro. Com sua pata, empurrava seu amigo para fora do trânsito que desviava dos animais bem no meio da rua.

Algumas pessoas que presenciaram o fato relatam seus espantos porque o cachorro sobrevivente não abandonou o amigo morto. Talvez estes poucos exemplos, embora tenhamos muito cotidianamente, nos mostre – como tentou o Chefe Seattle - que não estamos sós, que “a terra não pertence ao ser humano, mas os animais, todos, pertencem a terra”.

Finalizando, trago Emmanuel Lévinas, filósofo judeu que foi vítima do Holocausto. No campo de concentração, onde era prisioneiro, viu as barbáries dos soldados nazistas contra pessoas indefesas, seres humanos das mais diferentes idades, mas que a sentença da morte tinha sido decretada por serem judeus. Dizia Emmanuel Lévinas que, muitas vezes, via mais humanidade em uma cadelinha que o acompanhava do que naqueles soldados e aqueles que eles representavam.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, como trata os animais?

________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 31/10/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 01/11/2012.

Voltar para Café com Mistura

2 Comentários para "Quem é Animal?"

  • Ivanete March - 31/10/2012

    Olá!! Como pode alguém dizer que sabe o que é amor, se não consegue ter compaixão aos animais?! Mundo terrível e desumano! Enquanto que os animais só dando exemplos... Como bem disse Albert Schwweitzer..."Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
    Um bom dia!!
    Iva

  • Tatiane Farias - 31/10/2012

    Eu amo animais!!!! Os trato com muito respeito e carinho.. Tenho dois cachorros que são parte da familia, o pequeno mesmo, não importa o que estou fazendo ele sempre esta comigo, é meu parceiro, meu melhor amigo... chego em casa ele faz uma festa, quando sabe que vamos sair ele é o primeiro a entrar no carro... se estou triste, parece que ele sente... eu deito no sofá e ele deita no chao ao meu lado, fica bem quietinho... só falta falar, "sabe que pode contar comigo, que sempre estarei ao seu lado.."
    É inesplicável a ligação que temos um com outro..
    Abraço,

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...