Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Quem não tem cabeça tem que ter pernas

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Quem não tem cabeça tem que ter pernas
Queridos leitores, vocês já devem ter ouvido de algum parente ou amigo mais velho que “quem não tem cabeça, tem que ter pernas” ou “quando a cabeça não pensa, o corpo paga”. São ditos populares bem conhecidos e há muitas verdades nas entrelinhas que algumas pessoas praticam. Já para outras pessoas é apenas um ditado, um provérbio. Para mim, como empreendedor, faz muito sentido pensar no que fazer para só depois agir. É o que chamamos, em administração, de planejamento.

Muitos de nós já passamos por situações na vida em que evitaríamos grandes transtornos e até perdas de dinheiro se tivéssemos pensado melhor antes de tomar determinada atitude. É importante, prudente, pararmos para refletir, ponderar. Pensar para planejar. Nosso papel como gestores responsáveis pelo planejamento da empresa é criar o futuro ao invés de reagir a acontecimentos.

Num planejamento, define-se qual a direção a ser tomada. Afinal de contas, lembra Confúcio, “Não existe vento a favor pra quem não sabe aonde vai”. Trata-se de delimitar o foco, eu vejo que sem foco as pessoas e as organizações ficam dando tiros para todos os lados, querendo acertar diversos alvos ao mesmo tempo, e acabam acertando, na maioria das vezes, pouco ou nenhum. 

Depois de acordados a visão, o negócio, a missão, os valores, oportunidades e ameaças, pontos fortes e pontos fracos, vamos para a fase da direção e da controladoria. A função-controle é utilizada na vida das pessoas para intervir na realidade, com a finalidade de garantir que os objetivos traçados anteriormente sejam atingidos ou, caso necessário, reformulados. O planejamento traça o caminho a ser percorrido e o controle mantém a organização na linha que se decidiu seguir.

Um planejamento bem elaborado, seja ele para sua casa, sua vida, sua empresa, permite estabelecer a direção a ser seguida, visando obter um maior grau de interação com o ambiente.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre planejamento?
___________________________________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 26/09/2012 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 27/09/2012
Voltar para Café com Mistura

4 Comentários para "Quem não tem cabeça tem que ter pernas"

  • Danielly Mondardo - 02/10/2012

    Bom dia Beto Colombo.

    Vim por meio desde te elogiar por grandes artigos, com uma visão de mundo, que realmente precisa ser falado de uma forma em que passa essas informações para as pessoas.

    Escuto sempre seus artigos e gosto muito de como coloca as coisas.

    Att, Danielly Mondardo Vieira.

  • Paulo Donadio - 26/09/2012

    Beto
    Excelente!!!!
    Simplesmente voce disse o que muita gente ainda tem dificuldade.....que é de planejar,filtrar(bem sua palestra das peneiras)e sobretudo agir com determinação e foco.
    Parabens!!!

  • Albertina Manenti Silvestrini - 10/07/2011

    Querido Beto, parabens pelo tema pois vc colocou de uma forma global, porque na tragetória de todo ser humano, o planejamento deve fazer parte, nele duas palavras devem estar sempre presente o "sucesso" e o "fracasso",ou seja a vitória e a derrota, seja na vida afetiva, nas relações sociais e profissionais , enfim em todas as esferas da vida, porem se houver o planejamento, permitirá errar menos.No campo empresarial o "nicho", permite conhecer as oportunidades especificas para um empreendedor. para "Peter Drucker", a inovação é o passo para obter sucesso com o planejamento, enquanto que para "Delmar Karger", o planejamento" permite perceber os nossos pontos fortes e fracos, e que podemos no mínimo fortalecer os primeiros e aprimorar os já desenvolvidos." Tais palavras são válidas para todo tipo de planejamento. Aproveito a oportunidade para parabeniza-lo pelo empreendor que vc é.

    Estamos Juntos.
    Albertina.

  • Leandro Melo Silveira - 10/07/2011

    Querido Beto.
    Simplesmente genial suas palavras.
    Você esta a cada artigo me surpreendendo.
    Penso.
    Como uma pessoa consegue ser tem parecida comigo em pensamentos.
    Acho que devemos estar conectados, por uma energia cósmica, que só quem sente pode entender.
    A energia do bem, da emissão e captação da luz que sai da alma e entra direto nos nossos corações.
    Você é um mensageiro.
    Um facilitador.
    Um Amigo.
    Abraço.
    Estamos juntos.
    Querido amigo.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...