Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Resistir Sempre

Deixe um comentário
Resistir Sempre

Querido leitor, que você esteja bem. Hoje nosso tema vai ser sobre “resistir, resistir, sempre!” Trago ais duas pérolas da poesia, inicialmente Martin Niemoller e depois o dramaturgo Bertold Brecht.

Considerado símbolo da resistência aos nazistas, Martin Niemoller escreveu: “Um dia, vieram e levaram meu vizinho que era judeu; como eu não era judeu não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista; como eu não era comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar”.

Já Bertoldo Brecht, com sua escrita aguçada e palavras certeiras, nos faz refletir sobre esse mesmo tema. Diz ele: “Primeiro levaram os negros, mas não me importei com isso, eu não era negro. Em seguida levaram alguns operários, mas não me importei com isso, eu também não era operário. Depois prenderam os miseráveis, mas não me importei com isso porque eu não sou miserável. Depois agarraram os desempregados, mas como tenho meu emprego, também não me importei. Agora estão me levando, mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo”.

Poemas são assim, é uma forma diferente de a arte mostrar o nosso cotidiano. Pode ser um sinal que o universo nos manda para que tenhamos olhos para ver, ouvidos para ouvir e mãos para agir.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre isso?

Beto Colombo

Voltar para Café com Mistura

3 Comentários para "Resistir Sempre"

  • Jô Lopes - 18/06/2014

    Boa tarde,Beto querido!
    Resistir...após avaliar, analisar o que devo resistir para continuar preservando a minha identidade,meu sonho, minhas buscas.Quanto a um sinal que o universo possivelmente nos manda,para que tenhamos olhos para ver,ouvido para ouvir, o que está acontecendo conosco,com os outros,com as coisas que nos cercam,enfim com o nosso universo. E a seguir buscarmos aprimorar antigas e novas habilidades, para agir com as mãos,o coração,a razão e/ou a intuição.Portanto,resistir para evoluir...

  • Carlota - 24/07/2012

    Entendo como "exercer cidadania", ler muito alguns temas, ter opinião própria e daí resistir, resistir sempre! Não ser levado pela correnteza, pelo q "todo mundo diz". Resistir, sempre.

  • Thai Pasin - 03/05/2012

    Beto,
    Parabéns!!
    De "analfaBETO", você só tem o "BETO" !!!
    Rsrsrsrs. Adorei o seu site! Gostei muito da sua escrita e gosto de aprender com as suas citações!
    Vou acompanhar sempre que puder!!
    Parabéns mais uma vez!

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...