Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Rosas de Pinus

Deixe um comentário
Rosas de Pinus

Querido leitor e querida leitora, paz! Recentemente fiz uma caminhada com algumas pessoas e, como você sabe, encontramos todo tipo de gente na caminhada: há os magros e os gordinhos, há os altos e os baixos, há os falantes e os mais quietos, há os que gostam de comer muito e os que comem pouco. Enfim, como se diz por aqui, o mundo é sortido. Que bom!

Nesta caminhada do fim de semana, chegou e caminhou por um bom tempo uma pessoa que reclamava muito. Reclamava da dor no pé, do cansaço, do trabalho, do clima, do vento, enfim, só faltava brigar com a própria sombra. Você conhece alguém assim?

Estávamos caminhando, ela e eu. Ela mais falante e eu mais introspectivo. Foi quando acessamos a um local muito belo do lado direito da estrada, lado que caminhávamos, estava fácil de curtir aquele jardim e por longos minutos pude sentir o aroma daquele esplêndido lugar.

Tinham flores dos mais variados tipos e cores. Como passamos caminhando, não deu para ver todos os tipos, mas vi que tinha rosa, girassol, margarida, orquídea, jasmim, hortênsia, alamanda, hibisco, gazânia; de relance vi jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, narciso, dama-da-noite... Aquele jardim atraía borboletas, beija-flores, joaninhas, sabiás, bem-te-vi. Dava para ouvi-los da estrada onde passávamos o canto daqueles pássaros.

- Que lindo! Olhe só a beleza deste jardim. - Comentei com o colega que reclamava ao meu lado.

- Que jardim? - Perguntou-me.

Mesmo que eu dissesse qual o jardim, talvez ele não iria acreditar que recém havíamos passado por um. Todo florido. Mas qual não foi minha surpresa quando poucos metros a frente, só que do outro lado da estrada, agora a nossa esquerda, encontramos uma plantação de pinus com seu cheiro pitoresco.

O pinus é uma árvore que é originária dos Estados Unidos, portanto é uma árvore exótica, de fora do nosso país. Em suas folhas ásperas e finas, quase nada há de vida, além da árvore. Quase não há pássaros, animais, insetos. Embaixo do pé de pinus, pouca vegetação se atreve a nascer ou crescer.

- Não vi nenhum jardim, estou vendo aquela plantação de pinus. - Falou o meu colega.

A que então, refleti:

- Que interessante, não vistes o jardim e enxergastes o pinus.

Percebi que ele nem me ouviu. Continuou falando de negócios e que o ano estava muito difícil. E insistia que opinasse sobre a situação.

Aquela caminhada ainda ecoa dentro de mim. Reflito ainda o quanto não vimos os jardins floridos e nos atemos aos pinus, às rosas de pinus. Mais: o quanto plantamos pinus e deixamos de plantar flores. E algumas pessoas ainda reclamam que no jardim de sua existência não há borboletas coloridas, beija-flores e nem o canto do sabiá.

Finalizo com Shakespeare: “plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de ficar esperando que alguém lhe traga flores”.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, no jardim existencial, o que tem plantado?

_________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 29/06/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 30/06/2012.

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Rosas de Pinus"

  • ivanete - 05/07/2012

    Que texto lindo!! Fiquei maravilada só de ouvir os detalhes que você descreveu sobre dêste jardim! Parabéns porque no mundo ainda se atem olhares como o seu Beto Colombo. Por outro lado e bem lamentável é que a maioria das pesoas não enxergam estas belezas que sincronizam a harmonia existencial "ainda" e essencial para nossas visas. E quem irá pensar assim quando na cabeça só lhe vem negócios, lucros, construções, etc...Aí fica mais fácil visualizar na madeira a construção e passar despercebido o jardim florido e bonito. Ah! Talvez quando tiver em sua vida tudo que procura...pensará em pôr um pequeno jardim porque mais alguém irá dizê-lo que ficará bem e só bem mais tarde, quando terá tempo de sentar na varanda, poderá vê-lo com outros olhos. Quiçá todas as belezas divinas."Se até lá, ainda teremos tantas espécies!!"
    Eu paro para olhar e agradecer. Essas obras são inspiradoras, são divinas! Deus se manifesta em toda parte da natureza!
    Aprecie um belo jardim, plante-o se quiser ouvir o cantar dos pássaros...Contemple a vida!!
    Abraços
    Ivanete March

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...