Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Santos e Papas

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Santos e Papas

Querido leitor, hoje vamos refletir sobre santos e papas.

Para mim, o Papa é um ser humano, sujeito a erros e acertos. Claro que, se nós errarmos, as consequências estarão limitadas, diferentemente de um erro cometido por alguém cujo âmbito de atuação se estende a “Urbi et Orbi” (cidade e mundo).

Para nós da América Latina, Joseph Ratzinger foi castrador em seu mandato de Papa e também como o responsável pela doutrina da igreja durante o mandato de João Paulo II. Calou mais de 100 teólogos, dentre eles, Leonardo Boff; dividiu dioceses para limitar poderes, frustrou sonhos de milhões de católicos que acreditavam que, por meio da Igreja, alcançaríamos a justiça social; interrompeu o avanço feminino na instituição católica.

O apóstolo Paulo admitiu diaconisas na Igreja, um sacrilégio aos olhos e ouvidos de Ratzinger. Só para se ter uma ideia, nos EUA, quando as freiras se organizavam para reivindicar o diaconato, ele, como doutrinador da Santa Sé, ordenou que voltassem para seus conventos.

Foi extremamente insensível em relação aos padres que se afastaram da Igreja, negando-lhes a licença para casar. Foi um moralista, no caso das camisinhas, dos anticoncepcionais, dos homossexuais.
Por muitas vezes, relacionei sua imagem trôpega, triste, lenta, doente, o discurso baixo, com a imagem atual da própria Igreja Católica. Ratzinger foi um papa que governou olhando pelo retrovisor e impondo seus fiéis que retrocedessem ao passado enquanto outras igrejas se atualizaram e avançaram.

Sobre sua renúncia, talvez seja o melhor ato e a melhor decisão para a sua igreja. Quem sabe, assim, assuma um novo líder que inverta a pirâmide, seja menos castrador e, quiçá, permita que a igreja de base consiga dar um passo adiante. Que venha a nós o vosso reino aqui na terra como é no céu, ao invés de ficar somente em adoração pedindo a interseção de Anjos e Santos distantes. E que este bendito homem possa ser, pela primeira vez na história, um brasileiro, ou alguém que conheça a realidade latino americana.

Lembrando que isso é assim para mim hoje.
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 01/03/2013.

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Santos e Papas"

  • Roberto - 01/03/2013

    Parabenizo pelas colocações. Muita coisa eu não sabia sobre o assunto.

    Abraço,

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...