Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Sete Bilhões

Deixe um comentário
Querido leitor, nosso tema hoje é sete bilhões.

Os meios de comunicação divulgaram em manchetes destacadas: nasceu o ser humano de número sete bilhões. É um marco na história na face da terra: sete bilhões de pessoas.

Segundo estimativas, a biodiversidade é de 30 milhões de espécies e o ser humano é só mais uma delas, mas é a única espécie que parece estar decidida a desaparecer com as outras 29.999.999.

Nós, seres humanos, deixamos de crescer geometricamente e passamos a crescer quase que exponencialmente. As previsões são pessimistas para o futuro, caso mantenhamos o estilo de vida que temos agora. Claro que não generalizo, pois muitos já acordaram para o fato, mas o planeta é finito, a água é finita, e urge que coloquemos isso em nossa prática cotidiana.

A marca dos sete bilhões passa a ser preocupante se não fizermos nada para ter um planeta mais equânime, mais igualitário e as Nações Unidas nos apontam com a Declaração Universal dos Direitos do Homem. 

Crise é oportunidade, já vimos aqui neste espaço. Portanto, é o grande momento da transcendência humana. No dizer do padre Tailhard De Chardin estamos num grande portal não de mudança, mas de transformação como humanidade, como seres vivos, como seres humanos. Para ele, do caos primordial seguiremos até o despertar da consciência humana sobre a Terra.

Há mortes, há injustiças, há desnutrição em nosso planeta, agora com sete bilhões de almas... Que temos solução para tudo isso, nós sabemos. Que existem soluções para todos estes desafios, isso nós sabemos, contudo é apenas questão de escolha e vontade individual e coletiva. Cada minuto que passa sem a nossa decisão de agir é um precioso minuto perdido.

Finalizo com um poema de autor desconhecido: “Seres humanos: ou nos amamos, ou estamos fadados a desaparecer”.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre a marca dos sete bilhões?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 02/12/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 03/12/2011.
Leia artigos inéditos nesse espaço a partir de março de 2012.
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Sete Bilhões"

  • jorge - 02/12/2011

    É assustador os numeros,e se continuar-mos a consumir nosso planeta dessa forma,tào destrutiva o que nos restara se existir um futuro. E se observar-mos nossos edificios veremos que sào como caixas de abelhas,seremos fadados a viver em coméias humanas,trabalhando dia e noite para manter a rainha viva,para que só assim a espécie sobreviva....como sempre muito bom e esclarecedor parabens Beto e Feliz natal.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...