Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Simplicidade

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Querido leitor, que você esteja bem. Nosso tema hoje é discorrer sobre simplicidade. Você já reparou que o que está dando certo hoje são as coisas simples?

O sistema de produção mais usado nos últimos tempos é o chamado Teoria das Restrições, Produção Puxada ou Teoria dos Gargalos, algo extremamente simples de ser compreendido e utilizado. O aparelho de celular mais desejado é o Ifone, exatamente o mais simples de operar, e assim por diante. 

Poucos aguentam as empresas sofisticadas, complicadas, metidas, arrogantes. Pessoas com comportamento simples, empresas simples, fáceis, terão boas chances de serem as vencedoras. Se o chique é ser simples, então, para que complicar?

Pesquisas mostram que o principal atributo de profissionais que são os melhores colegas de trabalho é a simplicidade. E pessoas simples fazem uma empresa simples. E boa parte das pessoas tem pavor de empresas complicadas. 

Conheço empresa que consegue complicar tudo: uma simples emissão de nota fiscal ou um pedido de informação vira uma novela. Dias desses, precisei devolver um produto com defeito e desisti, pois estava virando uma sindicância.

A empresa ideal, no meu ponto de vista como cliente, é a empresa fácil, simples e ágil. Para o cliente, a meu ver, tudo deve ser simplificado. Para os colegas de trabalho, para os fornecedores, a tendência do momento é ser simples. A cidade adora relacionar-se com empresas simples.

O grande desafio nos dias de hoje é ser simples. No entanto, vemos ainda muitos produtos complicados, empresas complicadas. Até parece que o mais fácil é complicar. É mais fácil desconfiar das pessoas do que confiar nelas. Às vezes vejo atendentes dizendo: “isso não é comigo”, ao invés de se dispor a buscar soluções.

Tenho visto que empresas autoritárias e centralizadoras são as mais complicadas. Pense na sua empresa, ou até mesmo na sua vida: ela é simples ou complicada? É fácil relacionar-se com ela? É fácil comprar, receber, pagar? Quanto tempo se leva para emitir uma nota fiscal? Quanto tempo se gasta entre o pedido do cliente e o momento de lhe entregar o que comprou? É fácil trocar uma mercadoria ou não se aceita devolução? É fácil ao interessado obter informações sobre os produtos? É fácil falar com o presidente, com os diretores e gerentes? Ou é preciso seguir o maldito procedimento que ninguém sabe o que é?

Estou bem convencido: empresas chiques são as empresas simples. Empresas bacanas são as ágeis, fáceis, simples.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre simplicidade?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 07/12/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 08/12/2011. Artigos inéditos serão publicados a partir de março de 2013.
Voltar para Café com Mistura

3 Comentários para "Simplicidade"

  • Ivanete March - 31/01/2013

    Absolutamente correto! Lembro-me...Parece que me vejo há poucos anos atrás nas empresas, "correndo atras" de resoluções simples e ágeis, ao bom e preciso atendimento...sem "empurrar/embrulhar" pra frente...e é assim mesmo, enquanto outros se restringem em facilitar atividades; o fatídico "não é comigo" ou sem mais palavras..."só um minuto........................................."(de espera cansativa ao telefone). Seja qual for o problema, a solução melhor é buscar resolvê-lo. Com vontade, interesse. Essa é a qualidade da simplicidade. Quanta responsabilidade tem uma simples simplicidade!? E quão simples é! Em qualquer parte de sua vida, torne-a mais simples. "O pouco bem feito é muito realizado".
    Certa vez, um amigo me disse: Ivanete, deixe o telefone "dos outros" tocarem...você já faz e resolve muito as suas tarefas...mas a simplicidade torna-se conectivo à agilidade. Pena que nem todos agem como deveriam...
    Muito boa e simples reflexão para todos buscarem mais, a plausível Simplicidade.
    Como um abraço,, simples e tão valioso!
    Iva

  • Tiago Duminelli - 31/01/2013

    simplesmente assim.

  • Irva - 08/12/2011

    Simplicidade?

    Jesus é simples.....
    A simplicidade se faz presente aonde "o pouco é muito".......
    Simplicidade é escutar o barulho do silêncio, encontrando nele energia e paz!

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...