Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Sócrates também não Sabe

Deixe um comentário
Sócrates também não Sabe

Queridos leitores que vocês estejam bem. Antes de ontem refletimos aqui neste espaço “Café com Mistura” sobre uma grande, profunda e simples frase do Papa Francisco. Claro, a pincei diante de tantas expressadas por Sua Santidade, por ocasião da sua recente visita ao Brasil.

A respeito de algumas perguntas feitas pelo repórter da Globo News, que insistia em querer tirar dele algumas declarações sobre a diminuição de católicos no Brasil, sobre a real causa dos movimentos de rua. A elas, o Papa, justificando o nome de Francisco respondeu: “Não sei”.

Hoje, nesta nossa reflexão de meio de semana, trago outra personalidade no campo da Filosofia que viveu quase seis séculos antes do marco referencial do mestre Jesus. Falo de Sócrates. Disse ele: “Só sei que nada sei de tudo quanto sei”.

O que Sócrates tem em comum com o Papa Francisco é a amazônica humildade. E a palavra humildade, como sabemos, vem de humos. Ou seja, da terra viestes, para a terra voltarás. Sendo assim, para que tanta prepotência, tanta raiva, tanto ódio, se todos vamos para o mesmo lugar físico de onde viemos?

Esses dois ícones, um do passado e o outro atualíssimo, nos ensinam que, aparentemente, os grandes são simples, são humildes. Não se impõem verbalmente, mas se posicionam com gestos, posturas e ações.

O Papa Francisco me parece que surge na igreja como um pastor do bem que busca cada vez mais ovelhas para seu grande rebanho. Sua mensagem é de paz, de amor e simplicidade. Vive para ser ponte do novo que já não é tão novo assim.

Sócrates, filho do carpinteiro Safranisco e da parteira Fenareta, morreu por saber demais, ou, no dizer dos poderosos, perverter a mocidade. Dizem que saber é poder, pode ser, mas para Sócrates, saber foi a morte. E justamente por saber demais foi condenado a tomar cicuta – um veneno letal. Lembram que tempos antes ele afirmara de que não sabia?

No leito de sua morte, conta a história, que um dos homens mais sábios, alguém que inspira até a civilização atual, possivelmente repete sua frase dita anteriormente no templo de Delfos: “Só sei que nada sei de tudo quanto sei”.

Já não sei quase mais nada. Que bom! Lembrando que isso é assim para mim hoje.

_____________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 07/08/2013

Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Sócrates também não Sabe"

  • Jose Roberto Macarini - 07/08/2013

    Beto, fugindo um pouco do tema, mas ainda sobre Socrates, que talvez possa servir de tema para outro "post". acho muito importante a passagem no seu leito(prisão) de morte, quando ele aceitou a sentença da mesma por obediências às leis de Atenas, a cidade que sempre o nutriu. Sócrates poderia ter batalhado por outra sentença, mas branda, ou aceitado o exílio ou a ajuda de seus amigos, a fuga, a fiança..., mas não, ele conhecia as leis de seu estado, e acatou-as, talvez ate porque não tivesse medo da morte. Quando ele e convidado a fugir da prisão, percebemos claramente a postura socrática: através de uma linha de raciocínio absolutamente equânime às decisões atenienses.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...