Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Tempo bom, tempo ruim?

Deixe um comentário

Ouça o audio deste artigo

Tempo bom, tempo ruim?
Tenho ouvido muitas vezes na Rádio Som Maior Premium e também em outros veículos de comunicação, tanto radiofônico, impresso quanto televisado, muitos comentários sobre tempo bom e tempo ruim. Principalmente quando o homem do tempo faz as previsões para o dia e até para a semana. 

“Ontem a temperatura máxima foi de 22 graus, a mínima foi de 18 graus. A temperatura hoje deve oscilar em torno de 20 graus, o tempo é bom”. Anuncia quase sempre de forma correta o especialista em clima da Epagri. Que bom poder contar com esta tecnologia, não é mesmo? 

Graças a profissionais como Márcio Sônego que podemos nos organizar para fazer uma reforma na empresa, pintar nossa casa, realizar um passeio, enfim, tendo uma informação mais precisa, se vai chover ou não, poderemos nos organizar.

Mas a questão neste comentário de hoje não é sobre previsão de tempo,  deixo isso para quem realmente entende. Quero me ater a quatro palavras: “Tempo bom” e “tempo rim”. Sobre elas, uma pergunta: o que é tempo bom? O que é tempo ruim?

Claro que entendo que quando as pessoas, em geral, falam em tempo bom, querem dizer que tem sol, não é muito frio e principalmente que não tem chuva. E é claro, tempo ruim é o inverso disso, ou seja, muito calor, baixíssima temperatura. Contudo, o termo tempo ruim é mais usado quando chove.

Focando agora um pouco mais no lado pejorativo, uma reflexão. O que seria das plantações, das hortas, das árvores e até mesmo de nós seres humanos sem a chuva? O que seria de nossas reservas de água que abastecem nossos rios e barragens, de nossa saúde, enfim, o que seria de nossa vida sem chuva? Como dizer que chuva é tempo ruim?

Veja só. A chuva faz com que nosso cotidiano mude, pois usamos o carro, o transporte coletivo, o guarda chuva. Nossas roupas são diferentes. Andamos mais objetivamente e mais rápido nas ruas. A chuva mobiliza caronas, sugere ficar em casa e até traz aquele som mântrico da goteira indo de encontro a terra. Ah, o dia de chuva.

Dias desses conversando com a fonoaudióloga Simone Lemos, ela me disse: que dia bom, que dia lindo e estava mesmo um dia lindo de sol.  Eu disse a ela que gostava muito também dos dias de chuva, dias como estes me trazem muita alegria, falei a ela. Para mim, os dias de infância que me trazem especial lembrança eram os chuvosos, quando ficávamos em casa ao redor do fogão a lenha esquentando pinhão na chapa. Lembro que minha mãe inventava novas receitas, fazia cavaquinho e os 13 irmãos mais os pais fazíamos aquela bagunça, esperando o café das 3 horas da tarde. 

Tempo bom ou tempo ruim... O que dizer? Dia de chuva, e ainda bem que ele existe, também é tempo, tempo de curtir a impermanência da nossa existência.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre tempo bom e tempo ruim?
______________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 06/01/2014
Voltar para Café com Mistura

2 Comentários para "Tempo bom, tempo ruim?"

  • Dudu Rodrigues - 06/01/2014

    Bom dia Beto Colombo.

    Tempo bom e tempo ruim é nós que fazemos, ou algumas vezes enfrentamos, mas eles são para o nosso crescimento, os ruins são para que possamos passar para aprender quando vier uma tempestade pior e ai então todos nós saberemos como conduzir o nosso barco.
    Na palavra de Deus diz em Mateus 8 - 24, 25, 26 e 27:
    Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.
    24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia.
    25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos! Vamos morrer!"
    26 Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?" Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.
    27 Os homens ficaram perplexos e perguntaram: "Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?"
    Aqui podemos ver especificamente no versículo 26 que a bonança é o tempo bom que Ele nos ensina, se soubermos passar por tempestade com equilíbrio, tranqüilidade e paz todo o restante será bem melhor ai então teremos tempo bom.
    Vejamos o tempo como este lindo que hoje estamos vendo em Criciúma no dia do seu aniversário, onde podemos sentir O poder que a neste nome chamado Jesus, este é o tempo bom que devemos lembrar para quando vierem os tempos ruins saberemos em quem confiar e olharemos sempre o sol aberto mesmo que o tempo possa estar escuro, o tempo bom esta dentro da gente.
    Ele (Jesus) diz em sua palavra: "No mundo tereis aflições, mas se confiar em Mim, eu estarei do seu lado para livrá-los dos dias maus.
    Vamos aproveitar mais e mais os tempos, vamos olhar e escutar mais o que Ele fala, aprenderemos muito mais, e agradeceremos até mesmo quando o tempo estiver ruim para o nosso lado, sabendo que teremos sempre o livramento, mas para isso, precisamos crer Nele, apenas isso.
    Quanto ao tempo bom e ruim, obrigado por sua reflexão assim podemos expressar sobre o melhor tempo que podemos viver, agradecendo a Deus por tudo que ele nos da em cada dia, por exemplo, este o agora.
    Abraço e até já,
    Dudu Rodrigues
    Publicidade - Marketing - Design - Artes Plásticas
    http://www.kawek.com.br/dudurodrigues

  • Ricardo Fuscaldo - 01/08/2011

    Na minha vida o tempo ruim serviu sempre para crescer, a areia que cai sobre min serve para subir do buraco e o tempo bom serve para ver e curitir estas areias que achava intransponivel e hoje caminho sobre ela, grande abraço.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...