Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Trabalho x Serviço

Deixe um comentário
Trabalho x Serviço

Querido leitor, escrevi há algum tempo que, de certa forma, muitos de nós, pessoas do ocidente, temos a concepção de trabalho ligada a um ato negativo. Você, como eu, já deve ter ouvido a expressão: “Lá vou eu de novo para a luta”, ou então “vou para o batente”, referindo-se a mais um dia de trabalho. Talvez pela origem da palavra tripalium, que nada mais é do que um aparelho de tortura formado por três paus, ao qual eram amarrados os condenados ou os animais difíceis de ferrar.

Mas hoje quero refletir sobre uma nova visão de trabalho. E vamos beber na tradução do espanhol, onde trabalho é “trabajo”, consequentemente, “trabajo” é trazer abajo”. Aqui, podemos perceber que trazer para baixo pode significar trazer o sutil para o denso, trazer do imaterial, do pensamento, das abstrações para o material, trazer algo do alto para a terra. Ou seja: assim na terra como no céu. Um exemplo é o escultor, ele vê o mármore e já imagina a escultura. O outro é o arquiteto, onde você mostra o terreno e ele que, no campo das ideias planeja e depois com as técnicas que aprendeu põe no papel. Geralmente é assim.

Mas as novidades não param por aí. Ainda temos um complemento muito interessante, na medida em que a partir deste conceito de trazer para baixo, podemos ver que há uma complementariedade com ele que é o serviço. Diante desta nova visão, podemos assim interpretar serviço como “viçar” o “Ser” – ser-viço. Ou seja, tornar a planta viçosa, oportunizar para que o ser cresça e dê bons frutos.

Podemos lembrar aqui no exemplo do mestre Jesus Cristo, que foi o grande servidor, que contribuiu sobremaneira com seu exemplo de líder servidor. Mas vale lembra também dos líderes que se busca nas tarefas operacionais das fábricas, tão importantes quanto escassos nos dias de hoje.

Trabalho: trazer abaixo. Serviço: viçar o ser. Palavras tão importantes, mas ambas nos remetem ao refletir sim, mas também nos impulsiona a agir, a fazer, nos remetem a ação.

Bom trabalho. Bom serviço. Que seja realizador e transformador, assim na terra como no céu.

Lembrando que isso é assim para mim hoje.

Beto Colombo

Voltar para Café com Mistura

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...