Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Tudo depende só de Mim

Deixe um comentário
Tudo depende só de Mim

Queridos leitores, aceitem o meu fraternal e caloroso abraço. Trago hoje à reflexão Charles Chaplin.

Inicia ele: “Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite”. Como sabemos, Charles Chaplin foi um crítico da automatização do trabalho e da desumanização das relações.

Continua ele seu poema. “É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício”.

Na visão do ator, dramaturgo e crítico Chaplin, eu posso tanto me ater a folha em branco quanto me ater ao único ponto preto contido nesta folha em branco. Ele continua: “Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido”.

Nessa verdadeira ladainha de vale de lágrimas ou vale de alegrias, na opinião de Charles Chaplin, nós podemos tudo, só depende de cada um de nós. Segue: “Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades”.
Para Charles Chaplin, eu posso tudo. Contudo, “se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma”.

Ele finaliza este belo escrito: “Tudo depende só de mim.”

Como sabemos, há momentos e situações em nossas existências que não temos como controlar, como decidir, afinal de contas a vida não é o que desejamos, ela é como ela é. Mas, todavia, há aqueles momentos em que as rédeas da nossa história estão em nossas mãos e a nós, somente a nós, cabe decidir o que vamos fazer e, consequentemente, o que vamos ser.

Como não podemos ter esse controle todo o tempo, que pelo menos nesses momentos de liberdade plena, sejamos nós. Afinal de contas, é aqui, somente aqui, onde tudo depende só de mim.
É assim como o mundo me parece hoje. E você, consegue discernir os momentos quando algo depende e quando não depende de você?


_________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 24/08/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 25/08/2012.

Voltar para Café com Mistura

7 Comentários para "Tudo depende só de Mim"

  • clenir costa - 22/09/2012

    Adorei,porque pude rever alguns texto não havia escutado,ainda pude compartilhar com amigos este saite,parabéns Beto!!!!!!!!!!!!

  • clenir costa - 22/09/2012

    Sempre que posso ouço seu comentário pela manha,serve para refletir nas atitudes venho tomar durante decorrer do meu dia .
    Parabéns.

  • Dione Cesa - 28/08/2012

    Adoro ler teus artigos, me alimentão e me levam a enfrentar os desafios que a vida nos apresenta com mais coragem. Obrigada e um abraço.

  • PAULO CEZAR - 27/08/2012

    CARO AMIGO!!!
    APENAS DIZER QUE LEIO QUASE SEMPRE
    TEUS ARTIGOS E QUE SÃO INTERESSANTES
    DESDE QUE SAIBAMOS APROVEITA-LOS.
    FORTE ABRAÇO .
    PAULO CEZAR

  • Leandro Melo - 24/08/2012

    Profundo pensamento.
    Nós somos os escritores de nossas historias.
    Tudo depende realmente só de mim.
    always smile.

    Estamos juntos.

  • Neusa Genovez - 24/08/2012

    Querido Beto,
    Tenho lido e escutado diariamente seus artigos. Eles tem sido uma fonte inspiradoura de bem viver. São elementos de força de ânimo no meu trabalho. Que bom poder ter eu esta oportunidade de ler artigos que eleve meu espirito na procura de melhorar minha atitude diante da vida. Obrigada a voce pelos seus ensinamentos.Sei que resultam de horas de estudo e de aprofundamento intenso. Que Deus lhe dê saúde e sabedoria sempre para absorver do mundo e nos repassar pela sua ótica .

  • Daniel Tomazi - 24/08/2012

    Excelente artigo!

    Faz nos pensar sobre nossas atitudes e reações frente ao que temos que enfrentar e como decidimos enfrentar.

    Realmente é um exercício que deve ser praticado todos os dias, pois tendemos a reclamar mais que aproveitar as oportunidades de melhorar, enquanto que, uma simples mudança de anglo de visão com reflexão faz toda a diferença.

    Grande abraço!

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...