Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Um Pacto de Silêncio

Deixe um comentário
“Quem avisa amigo é”, diz o ditado. E é isso que acontece no mundo das vendas. Empresas vão perdendo clientes, balcões cada dia menos movimentados e quando se percebe já é tarde demais.

Pesquisas mostram que, em média, uma empresa perde 30% de seus clientes a cada ano pelos mais variados motivos, mas raramente os clientes frustrados fazem reclamações, parecendo que existe um pacto de silêncio entre eles. Dos insatisfeitos, apenas 4% reclamam e 96% aderem ao silêncio e mudam de fornecedor.

Reclamar dá trabalho e, na maioria das vezes, gera desconforto tanto para quem reclama quanto para quem recebe a queixa, por isso é importante ouvir atentamente quem reclama e até agradecer.

Quando ocorre uma reclamação, alguém está prestando um serviço de consultoria para a empresa e é assim que deve ser tratado. Isso implica, no entanto, numa mudança de atitudes e de processos, para que estes criem instrumentos que facilitem o recebimento de críticas e sugestões. 

Eu vejo que não existe mercado parado, o que existe é gente parada. E gente parada pode ser sinônima de frustração. É preciso colocar-se em movimento constante. Para mim a vida é movimento!


Desde que assumi a liderança de nossa empresa, criei uma prática de visitas periódicas ao mercado, para mim é lá que as coisas acontecem e é de lá que tiro minhas inspirações e percepções para fazer a empresa prosperar. 

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre ouvir os clientes?
__________________________________________________________________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior Premium no dia 24/05/2011 e publicado no Jornal A Tribuna no dia 25/05/2011
Voltar para Café com Mistura

1 Comentários para "Um Pacto de Silêncio"

  • Vitor Favro - 25/05/2011

    Muito bom esse testo, sou um profissional de vendas e esse testo é uma realidade que acontece no dia a dia de empresas e de representantes comerciais, parabens por essa abordagem pois acredito que umas das areas mais importantes da empresa é a comercial. Parabens.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...