Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Valores

Querido leitor que você esteja em paz. Hoje vamos refletir sobre valores. Muito interessante a mensagem do amigo Narbal Teixeira da Rosa que me pede para refletir aqui nesse espaço sobre valores. E ele até comentou que são tantos os valores que até poderia ser um por vez. 

Valores... De chofre, me vem que a economia, seja ela nacional, continental e até mundial. Calma, eu já explico o que a economia mundial tem a ver com valores. 

Como sabemos, a economia é balizada e regida por uma organização onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros. Falo da bolsa de valores. Portanto, na economia, temos uma bolsa de valores onde as empresas têm suas ações e cada uma com seus preços que podem variar de um segundo para outro deixando alguém bilionário e levando outros ao suicídio. 

Após a segunda guerra mundial, que terminou em 1945, os Estados Unidos tiveram uma ascensão vertiginosa na economia mundial e seus valores foram impostos abaixo de ferro e fogo. Há poucos anos, o país entrou numa crise financeira advinda das hipotecas que levou o país a dificuldades sem precedentes. As bolsas de valores e o valor da sua moeda caíram, despencaram.
Agora é a vez da Europa enfrentar a crise econômica com países enfrentando seriíssimas dificuldades financeiras. É o zigue-zague frenético das bolsas de valores. O que tinha valor ontem, hoje já não tem mais. 

Valores... 

Instigado pelo amigo, tenho refletido nas minhas andanças, meditações, caminhadas e momentos de quietudes sobre isso, sobre valores. Quando se fala em economia, em dinheiro, é fácil medir. É fácil mensurar. E se é possível medir, podemos também controlar. 

É daqui que temos o parâmetro de dizer se a empresa, o país ou até a região ou continente estão em crise financeira ou se estão crescendo. É só olhar para os valores que as coisas têm nas bolsas, justamente as bolsas de valores. Bem, esses pontos citados acima ficam, de certa forma, fáceis de enfrentar com minha mente de empresário, com meu papel de empreendedor.
Mas, confesso, tenho outros papéis, e minhas reflexões se alastram no papel de filósofo, filósofo clínico, cidadão, músico, escritor, enfim, saio do conceito gélido e racional da bolsa de valores para encarar o sentimento sutil e relativo dos valores, só deles, dos valores. 

E aqui me surge uma pergunta como uma flecha que atravessa o peito: se o valor das coisas que realmente tem valor mudam? Por exemplo: será que o amor que temos pelos pais, filhos e irmãos diminuem a ponto de perder o valor? 

Parece que não. Pelo contrário, o valor afetivo aumenta cada vez mais. Então, o amor é um valor imutável. Daqui surge outra questão: o que realmente tem valor para nós como seres humanos, como humanidade, coisas que nunca perdem o valor ou coisas que oscilam de acordo com variáveis que estão fora da gente? Outra pergunta: se a terra fosse uma empresa e você um grande comprador de ações, você considera que o que estamos fazendo com o planeta, suas ações estariam subindo ou descendo? Valorizando ou perdendo valores? 

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre valores?

_________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 31/05/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 01/06/2012.

Voltar para Café com Mistura

2 Comentários para "Valores"

  • Thai Pasin - 31/05/2012

    Muito bom o texto! Fico feliz que ao ler o título do seu artigo, o que me veio à mente em primeiro lugar foram os valores citados ao final do texto e não os valores econômicos. Prova de que estou no caminho certo. Estou adorando ler diariamente os seus textos. Me fazem refletir. Fique bem, fique em paz!

  • Ulcinei - 31/05/2012

    Creio que as acões do planeta terra deve estar sempre em alta. Sei que esquecemos de quem proporciona o ar que respiramos, o alimento que nos fortalece, a agua que mata nossa sede.Percebemos o valor das coisas quando elas estão em falta.Então o que falta é pararmos e apreciarmos as coisas belas que Deus nos deu. Assim veremos o quão o planeta Terra é precioso.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...