Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Viajar é Preciso

Deixe um comentário
Viajar é Preciso

Querido leitor, estamos chegando no fim de ano por isso nosso tema hoje é viagens.

Dizem as pesquisas que viajar é o sonho de consumo de oito em cada dez pessoas. Então, por que tão pouca gente viaja? Custo das passagens, hotel, tempo disponível... Afinal, o que leva muitas pessoas a sonharem em viajar e poucas levarem a cabo seus objetivos?

Viajar, para mim, é o melhor modo de se aprender geografia e história, conhecer novas línguas, dialetos, novas culturas, novas arquiteturas, gastronomia, frutas, fauna, flora, conhecer gente diferente, interessante. Viajar é uma forma singular de expandir a mente que, uma vez expandida, nunca mais volta ao estado anterior. 

“A prioridade da minha vida é viver”, disse um amigo em uma roda de conversa. Então, perguntei aos outros: “Tendo os recursos disponíveis, o que vocês fariam?” “Mudaria de apartamento”, disse um. O outro reformaria a casa da praia, mas a maioria disse que trocaria o carro. 

Conheço algumas pessoas que priorizam unicamente a matéria, investem seus recursos em bens materiais, como trocar o automóvel. Ou seja, preferem investir seu dinheiro numa máquina de aço, e não investem seus recursos na máquina humana, num check-up, numa viagem. Investem seus recursos em imóveis e não se preocupam em adquirir mais conhecimentos, em expandir suas consciências. Investem seus recursos unicamente no ter, acreditando que serão mais felizes, enquanto, provavelmente, a felicidade está relacionada também com o ser. Para cada um é de um jeito e esse é o meu modo de ver.

Uma dica estratégica: o êxito depende da capacidade de estabelecer “prioridades” e, se esta, segundo pesquisa, é viajar, então os recursos têm de ser destinados também a viagens. Se uma viagem nos deixa mais plenos e satisfeitos, que tal fazermos as malas?

Como disse o poeta lusitano Fernando Pessoa: “Viajar é preciso”.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre “viajar é preciso”?
_______________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 14/12/2012 e 10/01/2014.

Voltar para Café com Mistura

2 Comentários para "Viajar é Preciso"

  • jorge - 30/12/2011

    viajar é ir de um lugar à outro ou outros,mesmo sendo uma viagem perto o que importa é voce curtir muito e procurar registrar com fotos ou lembranças,para que no futuro voce possa dividir esses momentos com alguem....e à ideia do carro novo não é ruim,poderemos ir mais longe e chegar com segurança.....boa viagem....

  • vania burigo - 29/12/2011

    Viajar para mim é aprender. Conhecendo como outras pessoas vivem,deixamos de lado nossas certezas e começamos a nos questionar e a mudar .
    Tenho como propósito conhecer um lugar diferente a cada ano, seja ele perto ou longe.
    O importante é nos distanciarmos de nosso dia a dia e experimentarmos a liberdade que sentimos quando estamos em lugares novos.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...