Ir direto para o Conteúdo

Beto Colombo

Artigos

Virtus in Medio

Deixe um comentário
Virtus in Medio

Querido leitor e querida leitora, que vocês estejam bem. Nossa reflexão hoje é baseada em Aristóteles e versa sobre o bem deliberar. 

Aristóteles, um dos mais destacados filósofos gregos que iluminam nossa humanidade até nos dias de hoje, nos deixou um legado de conhecimento e sabedoria. A herança desse filósofo que viveu entre 384 a.C. a 322 a.C., passa por muitas disciplinas: algumas, por exemplo, como lógica, metafísica, biologia, política e até pela economia. 

Contudo, há um pensamento grego atribuído a Aristóteles sobre virtude, que é assaz interessante: “a virtude está no meio”. Mas, se essa ideia for tirada do contexto em que ela foi escrita, algumas pessoas acabam interpretando de forma equivocada. 

Vamos a alguns exemplos ilustrados com perguntas: 

- Você é de esquerda ou de direita? Não, eu não sou nem de esquerda nem de direita, eu sou do centro. 

- Você gosta de vinho ou cerveja? 

Diante desses questionamentos objetivos de qual sua ideologia ou de qual bebida alcoólica gosta, então você pensa antes de responder: “Não vou gostar nem de vinho, nem de cerveja, vou gostar de outra coisa”. Dessa forma, toma esta decisão, embora goste de cerveja e algumas pessoas acreditam que ficar em cima do muro é que é ser virtuoso. 

Para Aristóteles, ficar em cima do muro era a pior coisa que poderia acontecer. Pessoa em cima do muro só merece uma coisa, ser derrubada do muro. Para o filósofo grego, essa é uma atitude que não há virtude alguma. 

Quando Aristóteles dizia que a virtude está no meio, provavelmente queria dizer que a virtude está em ficar no meio da balança. Lembra-se daquelas balanças mecânicas antigas, onde tinha dois pratos e no meio uma seta indicando para onde o prato pesava mais? Caminho do meio aristotélico tem essa conotação. 

Virtude está no meio significa no meio da ponderação. Não é que a virtude está ali no meio da balança, mas sim é ali que está a mensuração para onde vai pender o prato da balança. 

Portanto, a ideia então que a virtude está no meio é a de pesar os dois lados e ponderar porque para Aristóteles a virtude é o bem deliberar. 

Como cidadãos de bem, somos policiados a deliberar corretamente, temos que decidir corretamente e, para decidir corretamente, nesse sentido ponderando os dois lados da balança, eu tomarei a decisão correta, e aqui, serei um ser de virtudes.


Estamos perto das eleições, perto do dia em que precisaremos decidir entre esse e aquele candidato, partido A, B ou C. Ficar em cima do muro é não ser virtuoso. Sabemos que os profissionais de marketing estão usando todas as estratégias para que a sua decisão, a minha decisão, o nosso voto seja o mais emocional possível, afastando-nos da razão, e nesse caso a emoção pode não ser uma boa conselheira.

Escutar a proposta de cada um dos candidatos, colocar na balança suas ações, sua história, suas obras, suas propostas, ideias, sua trajetória antes e depois que entrou na política, ponderar cada peso do prato da balança e só depois decidir, isso é ser virtuoso.


Isso era assim para Aristóteles. E para v
ocê hoje, o que é o bem deliberar? 
_________________________________________________
Artigo veiculado na Rádio Som Maior FM no dia 03/10/2012 e no Jornal A Tribuna no dia 04/10/2012.

Voltar para Café com Mistura

3 Comentários para "Virtus in Medio"

  • Jô Lopes - 18/05/2012

    Consideramos nossas escolhas,como um ato de decisão,impulcionados pelo que aprendemos e analisamos o que "conhecemos",a luz das nossas:razões,emoções,intuições...e a seguir realizamos nossas decisões com as nossas formas próprias de decisão.Isto é assim? Não para todos!

  • Tiago Duminelli - 17/05/2012

    A nossa decisao é a responsavel por colocar um BOM ou um mal politico para administrar nossa cidade, por isso reforço, escolha muito bem o seu candidato, estude-o.

    Bom final de semana a todos.

  • Ivânia Maria Malgarize - 17/05/2012

    Senhor, então me diga, qual deles, obrigado ou não, NAO vai entrar no Sistema Lyte? Se nao concordar, vai ficar encima do muro, ponto para os outros, se optar vai ser pelo lado forjado.
    A mensura esta entre o BRANCO e NULO. Era só o que faltava, nós ainda ter que levar a culpa ou pagar o pato na lagoa do antes e do depois.

Deixe um comentário

Anjo Tintas e Solventes

Beto Colombo ©. Todos os direitos reservados

Desenvolvimento Burn web.studio
Carregando Dados...