Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Imagem do Artigo
Todo caminho
é sagrado
Beto Colombo
“Se, existencialmente, você não se sente
bem no seu lugar, possivelmente aquele
não é o seu lugar.”
Subtítulo: Deixe para trás o peso
desnecessário que você carrega em sua vida
ISBN: 978-65-5544-087-4
Formato: 16x23
Páginas: 256
Preço de capa: R$ 49,90
Autor: Beto Colombo
Lançamento: 10 de abril de 2021
Gênero: Não-ficção
“ESTE LIVRO TRATA DA JORNADA SAGRADA DE CADA UM DE NÓS.”
Diversos são os motivos que levam as pessoas a peregrinar à Santiago de Compostela. Turismo, religião, esporte, buscas pessoais. Independentemente da motivação, todos têm algo em comum: o Caminho. O filósofo clínico Beto Colombo escolheu fazer novamente essa peregrinação, agora pela oitava vez, e com uma meta clara: encontrar uma lenda.

Nas caminhadas anteriores, escutou diversas histórias sobre um peregrino que ajudava as pessoas que cruzavam seu caminho. Um ser iluminado, com o dom de ouvir, e responsável por grandes transformações. Depois do encontro com ele, essas pessoas sentiam suas vidas com novo significado e com um bem-estar interior indizível.

Como é possível que, em sete jornadas, partindo de Saint-Jean-Pied-de-Port, e chegando 800 quilômetros depois, em Santiago de Compostela, nunca tenha cruzado com ele?
Em uma jornada com altos e baixos, literal e figurativamente, ele cruzará com histórias e pessoas surpreendentes, inspiradoras e comoventes, aprendendo mais sobre o mundo e, principalmente, sobre si mesmo.

Em Todo caminho é sagrado, você vai aprender que:

Algumas coisas não precisam ser entendidas, apenas vividas;

O mais importante de uma caminhada não é o destino e, sim, a própria jornada;

Muitas vezes, a transformação que buscamos está dentro de nós;

A intuição é uma ótima conselheira da jornada.
Sobre o autor
Em permanente busca pelo conhecimento, BETO COLOMBO é filósofo, filósofo clínico, Doutor Honoris Causa pela Casa da Filosofia Clínica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e escritor.
Graduado em Filosofia e com especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter e pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Beto Colombo é também especialista em Emmanuel Lévinas pela Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.

É coordenador e professor titular do curso de Filosofia Clínica na UNESC e participou da fundação do Instituto Sul Catarinense de Filosofia Clínica. É formado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), pós-graduado em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Teologia para Leigos pela Diocese de Tubarão, em Santa Catarina.

Como escritor, inicia sua jornada no ano 2000. Suas últimas obras, pela editora Dois por Quatro, são Compostela: muito além do Caminho de Santiago (2008), A alma da empresa (2016), PPR na prática: a arte de distribuir para crescer (2018), Pensatas (2019) e Compostela: passo a passo (2019). Pela editora Insular, publicou O velho Bah (2013), entre outros.

Além de filósofo clínico, Beto Colombo é um empresário de sucesso. Fundou a Anjo Tintas, atualmente uma das principais indústrias químicas do Brasil, e liderou a empresa por quase trinta anos quando fez a sucessão para seu filho. Beto é também Conselheiro pelo Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC) e hoje atua como presidente do Conselho da companhia que fundou.
Depoimentos
  • Quando iniciei o Caminho de Santiago, na Espanha, imaginava que seria mais uma experiência dentre as dezenas já vividas nestas cinco décadas de existência. Sempre tive uma vida agitada, e as viagens serviram como um alento momentâneo para voltar à vida “normal” de empresário antenado e que tinha certo orgulho de colecionar empresas. Mais que um alento, o caminho e o caminhar me fizeram pensar se a “vida normal” não merecia uma reflexão. Se eu não poderia buscar qualidade em coisas que estavam na minha frente e que passavam despercebidas, se eu não podia ouvir mais, sentir mais, entender mais. Assim, ao ler Todo caminho é sagrado, já no primeiro capítulo me senti contemplado quando o autor falou diretamente para mim: “Talvez […] desapegar não signifique que você não deva possuir nada, mas que nada deve possuir você”. Puxa, fez todo o sentido. Peregrinando, tive a experiência de todas as experiências de uma forma única, fazendo com que olhasse para dentro e me tornasse uma pessoa mais em paz comigo mesmo.
    Imagem do Artigo Paulo Della Volpe,
    presidente da Payments Holding
  • O Caminho de Santiago de Compostela, para mim, por ora, é uma trilha terapêutica em que o peregrino usa o fora como desculpa; na verdade, ele caminha para dentro. Percorrer este milenar caminho com foco no autoconhecimento equivale a dez anos de terapia. Em Todo caminho é sagrado, me senti transportado a ponto de reviver estes dez anos em cada página, sendo que os insights continuam reverberando dentro de mim.
    Imagem do Artigo Mhanoel Mendes, psicólogo,
    permacultor e peregrino
  • Tive a oportunidade de realizar o Caminho de Santiago, duas vezes, influenciado e privilegiado pela companhia de Beto Colombo. Em 2017, o Caminho do Páramo e, em 2018, o Caminho Francês. Digo e repito: foram três as grandes situações que impactaram minha vida positivamente. O nascimento dos meus filhos, ter a felicidade de cursar e exercer a medicina e, por último, ter percorrido o Caminho de Santiago de Compostela. Em Todo caminho é sagrado, por meio de uma narrativa instigante e aveludada, Beto Colombo conseguiu, em cada frase, em cada parágrafo e capítulo, com a maestria que lhe é peculiar, me remeter às sensações de toda sorte, experimentadas em ambas as jornadas. O Caminho de Santiago de Compostela é transformador. É o paradoxo do sofrimento transformado em um bálsamo, que só é necessário experimentar sem a necessidade de tentar explicar.
    Imagem do Artigo Alvin Laemmel, médico
  • Somos todos um só, somos todos parentes. É assim que você se sente! Uma vez que percorre o caminho, você se transforma. É uma jornada sem volta. Foi assim para mim e minha companheira, Orietta. Nós abandonamos nossa antiga vida para viver no Caminho de Santiago de Compostela. Todo caminho é sagrado fala disso, de passar, de entrar em um portal e transcender para um novo eu, para uma nova vida.
    Imagem do Artigo Acacio da Paz, hospitaleiro, junto de sua
    companheira, Orietta, em Viloria de Rioja,
    no Caminho de Santiago, Espanha
  • Todo caminho é sagrado é uma combinação perfeita entre ficção e realidade, poesia e suspense, encontros e desencontros, matéria e espiritualidade. Cada página lida corresponde a um quilômetro percorrido ao lado de Beto Colombo e novas revelações do caminho. Não se apresse em chegar ao final para descobrir quem é o velho de capa preta e bolsa marrom. Assim como o caminho, a graça do livro está em, passo a passo, sentir e desfrutar cada palavra que se apresenta, para que, ao término, seja conquistada a paz que nos faz querer continuar no caminho sempre um pouco mais
    Imagem do Artigo Dr. Ildo Meyer, médico,
    mágico e escritor
  • Há os que percorrem o Caminho de Santiago e os que o vivenciam. Ao lado de Beto Colombo, fui um desses poucos privilegiados que saboreou filosoficamente cada passo, cada morro, cada povoado. Hoje, minha jornada deixou de ser bitolada como um trilho, está mais leve, maleável como a trilha de Santiago de Compostela. Agora, em Todo caminho é sagrado, a trilha continua e eu sigo caminhando. A cada página, uma nova experiência; a cada capítulo, uma ressignificação.
    Imagem do Artigo Marcelo Gomes, presidente
    da Alvarez & Marsal
  • Em uma mensagem a artistas poloneses, em 1999, o papa João Paulo II disse que “no artífice reflete-se a sua imagem de Criador”. Como um profissional de criação, sei que o meu talento nada mais é que um dom de Deus. Isso me trouxe uma sensação de profunda gratidão e, ao mesmo tempo, de comprometimento com o outro, uma vez que não poderia desperdiçar um presente tão especial. A leitura deste livro nos proporciona insights como este: somos o instrumento de propósitos mais elevados. Não ganhamos os dons para uma simples satisfação pessoal, mas nosso talento nos é dado para servir ao próximo e à comunidade em que vivemos. Um grande talento é uma grande responsabilidade. Beto Colombo, com sua escrita e seu trabalho como filósofo clínico, tem ajudado muitas pessoas a se desenvolver e a evoluir em todos os sentidos. Quando somos fiéis ao belo e ao bem, nos sentimos mais próximos de Deus e, assim, inspiramos outras pessoas.
    Imagem do Artigo Eduardo Amarante,
    estilista






Beto Colombo 2021. Todos os direitos reservados