Amigos do filósofo clínico Beto Colombo o definem como alguém em permanente busca pelo conhecimento. Ainda nos anos 1980, motivado pelo desejo de investigar as relações do homem com o universo, estudou teologia para leigos pela diocese de Tubarão, no sul de Santa Catarina.
Nesse período, com apenas 21 anos de idade, empregado de uma loja de tintas, ele se destaca na área de vendas, resolve empreender e cria a Anjo Química do Brasil, que anos mais tarde se tornaria uma das principais indústrias de tintas e solventes do mercado nacional.
Depois de se graduar em Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), no final de 1990, Beto Colombo faz uma pós-graduação em Administração de Empresas na conceituada Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Empresário inovador, é convidado para compartilhar em cursos e palestras a sua experiência de sucesso como gestor e empreendedor.
Na sequência, publica no ano 2000 os seus primeiros livros: Causos do Rio Maina, juntamente com Renê Ferreira; e Despertando a Excelência, coletânea de artigos publicados em jornais.
Em 2006, passa por outra grande experiência transformadora: durante um mês, ele faz o emblemático Caminho de Santiago de Compostela. E, como dizem, ninguém passa pelo caminho sem que o caminho passe pelo peregrino. Na volta, em coautoria com o então jornalista Mhanoel Mendes, lança o livro Compostela: muito além do Caminho de Santiago, com as lições aprendidas em mais de 800 quilômetros de caminhada. No mesmo ano, ele ingressa na Academia Criciumense de Letras.
Enquanto cursava administração de empresa percebe que na teoria geral da administração algumas das fontes tinham origem na filosofia. A partir daí, renasce o seu interesse por esse campo do conhecimento. Em 2007, faz uma nova graduação, desta vez em Filosofia, e também uma formação em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter.
A fim de ampliar o seu conhecimento e passar a trabalhar como filósofo clínico, em 2010 ele se especializa em Emmanuel Lévinas pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel. No ano seguinte, ingressa na Universidade Católica de Lisboa, onde faz uma especialização em Iluminismo Português. Participa da fundação do Instituto de Filosofia Clínica do Sul de Santa Catarina e ajuda a criar na Unesc o primeiro curso de pós-graduação do país em Filosofia Clínica nas Organizações, programa em que exerce as funções de coordenador e professor titular.
Já atuando como filósofo clínico, Beto Colombo decide se afastar da presidência executiva da Anjo e promove a sucessão no comando da empresa. Em seguida, é criado o Conselho de Administração da Anjo, do qual é o atual presidente.
Nos últimos anos, Beto Colombo lança também os seguintes livros: Muito Além do Lucro: Como um Plano de Participação pode Transformar Você e sua Empresa, O Velho Bah, Compostela: Passo a Passo, A Alma da Empresa: Filosofia Clínica nas Organizações, PPR na Prática: A Arte de Distribuir para Crescer e Pensatas – Filosofia no Dia a Dia.